Livro Os Imortais do Futebol Na Cultura Popular Brasileira é aprovado no Ministério da Cultura
- Sporthinking Lab
- 18 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Um dos projetos desenvolvidos dentro do Sporthinking Lab e liderado pela nossa vertical de negócios na agência Originais, o livro Os Imortais do Futebol na Cultura Popular Brasileira, tem como autor - Kadu Braga, sócio e head de negócios da empresa, foi aprovado pelo Ministério da Cultura e em breve será publicada a novidade no Diário Oficial da União.
-Este é só o começo da nossa jornada de uma série de projetos proprietários em desenvolvimento com o objetivo de fomentar a economia criativa através de propriedades intelectuais conectando, marcas, empreendedores, projetos especialmente com impacto social positivo, integrando sempre a fusão do esporte com o entretenimento.
- comenta, Kadu.
A obra começou a ser escrita ainda em 2020 durante o período de paralisação dos eventos esportivos e foi abraçado por Sergio Pugliese, sócio fundador da Approach Comunicação e idealizador do Museu da Pelada, conselheiro editorial e fará uma crônica inédita sobre seu ídolo.
Em formato físico e digital os apaixonados e apaixonadas por futebol conhecerão os bastidores das histórias de apelidos imortais de atletas da "época de ouro do futebol" como Pelé, Zico e Garrincha, até as mulheres pioneiras no futebol feminino como Formiga, Pretinha, Sissi, entre outras nos anos 1980, até os mais recentes como Hulk, Yago Pikachu, Muralha ou Tiquinho Soares.
O livro será ilustrado por Claudio Duarte, experiente cartunista com histórico de quase duas décadas no Jornal O Globo e contará com participações especiais de jornalistas ilustres. Marcelo Barreto do Sportv fará a "orelha" e a apresentadora Vanessa Riche escreverá a quarta capa. Sidney Garambone dará o pontapé inicial com a carta de apresentação. Já o historiador Antônio Carlos Napoleão fará um capítulo especial trazendo o contexto cultural do apelido no Brasil.
A tiragem inicial tem 500 unidades previstas e será gratuita. Em conformidade com a Lei Rouanet, serão realizadas diversas ações de responsabilidade social educativas sobre futebol na cultura brasileira em escolas, bibliotecas e ONGs, como mais uma forma de conectar fãs no ano da Copa do Mundo 2026.




Comentários