A vitória da liderança e do espírito de equipe
- Sporthinking Lab
- 22 de jun.
- 2 min de leitura
Uma vitória histórica que retrata exatamente o que é o futebol moderno em 2025.
Depois de tantos anos de investimentos em contratações badaladas, o Paris Saint-Germain goleou o FC Internazionale Milano, por 5 a 0, e se sagrou campeão

a UEFA Champions League.
O esporte mais popular do planeta está cada vez mais competitivo. Hoje são diversas as tecnologias, suplementos alimentares, métodos de treinamento, equipamentos e tudo isso tem trazido mais equilíbrio dentro de campo.
A estratégia do clube nas temporadas anteriores se baseou em trazer os melhores jogadores do mundo como Messi, Neymar, Mbappé e não rendeu o esperado. Desta vez, o time muito bem treinado e liderado pelo técnico espanhol, Luis Enrique, formou um conjunto capaz de conquistar o maior torneio de clubes da Europa.
A versão atual conta não só com estrutura de primeira linha, mas uma equipe com características modernas: veloz, objetiva, ao mesmo tempo com toque de bola envolvente.
Sem super estrelas, um time de muita entrega.
Sem vaidades.
Todos correm por todos.
A mescla de perfis diversos com jogadores experientes como o brasileiro Marquinhos, mais um brazuca a levantar a Champions com a braçadeira de capitão e jovens franceses como Barcola e o grande destaque da final, Désiré Doué.
Mas toda equipe vencedora tem uma peça de equilíbrio e no novo campeão, essa missão passa pelos pés do Português Vitinha. Ele é o celébro do time. Um meia versátil, sem muitas firulas se apresenta como dono do território e ainda se faz presente em outras camadas. É capaz de conduzir a velocidade da equipe quando precisa atacar rápido ou quando precisa rodar a bola para encontrar os espaços.
Poucas equipes no futebol global hoje tem jogadores com alto talento capaz de “desiquilibrar o jogo” individualmente, por isso a importância de lideranças positivas, pessoas capazes de tirar o melhor de cada um.
Assim também é no mundo corporativo.
O conjunto é fundamental para superar os desafios e somando empoderamento com alinhamento na medida certa se encontra a liberdadade para criar e a resolver os problemas de maneira ágil, seria e eficiente.
PSG nos dá a prova real de que o trabalho duro sempre vence. Pode até demorar, mas com dedicação, trabalho em equipe não há como não colher os resultados.
Não é sobre insistir (pois insistir é fazer do mesmo modo várias vezes) e sim persistir.
É sobre entrar em campo, ganhar, perder, empatar, avaliar, errar rápido e perceber, mudar, acertar, aprender, treinar, juntar novas peças, apurar novas estratégias até evoluir para finalmente conquistar resultados extraordinários.
Parabéns ao clube parisiense!
Commenti